5 dicas para a gestão de um negócio inovador

Empreender é o sonho de 6 em cada 10 brasileiros, segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada com o apoio do Sebrae e divulgada em 2023. No primeiro semestre deste ano, o Brasil registrou a abertura de cerca de 1,9 milhão de pequenos empreendimentos, segundo dados da Receita Federal. Assim, muitos aspirantes a empreendedores decidem enfrentar o desafio de criar o próprio negócio. Porém, a gestão é o ponto crucial que determinará a sustentabilidade da empresa e sua prosperidade no mercado.

Inovar é o caminho almejado por toda marca que deseja se destacar e ser líder em seu mercado de atuação. No entanto, muitos empreendedores, principalmente os que estão começando, têm dificuldade de iniciar este processo justamente por não saberem por onde começar, o que fazer e não contarem com uma rede de suporte.

Para auxiliar os empreendedores na gestão do novo negócio, a especialista da Fundação CERTI e consultora do Programa Centelha, Fernanda Konradt, lista algumas dicas:

1- Inovação deve estar no DNA do negócio

Inove nos produtos e/ou serviços que a sua empresa irá disponibilizar, bem como procure melhorar os processos e métodos de gestão, pois isso garantirá a evolução do negócio. Os insights para essas mudanças devem ser adquiridos principalmente por meio de muita conversa com potenciais clientes, e também por meio de pesquisas, tendências de mercado, feedbacks de funcionários, fornecedores e stakeholders, além de observar empresas concorrentes. A inovação precisa ser o centro do negócio e ter uma constância para que a empresa possa prosperar.

2- Estabeleça um bom Product Market Fit

O primeiro passo é contar com um bom product market fit que, em português, significa “adequação do produto no mercado”. Logo, ter um bom PMF significa estar inserido em um mercado forte, oferecendo produtos e ou serviços que satisfaçam as necessidades desse nicho. Todo negócio precisa ter muito bem estabelecido quem é a persona e quais as dores que o produto e/ou serviço visa sanar.

3- Estimule a cultura da inovação e celebre os resultados

Invista em treinamentos, workshops e demais atividades que possam estimular e propiciar um ambiente inovador na startup. Inclusive, uma das técnicas que podem ser utilizadas para o estímulo à criatividade é a inversão de suposições, que sugere examinar e reformular pontos de vista tradicionais para promover o pensamento inovador. Além disso, é muito importante reconhecer e valorizar as conquistas.

4- Fomente a cooperação interna e externa

Encoraje a sinergia entre os diversos departamentos da organização, promovendo o compartilhamento de conhecimentos e vivências. Paralelamente, estabeleça parcerias estratégicas com outras empresas, universidades e instituições de pesquisa, buscando colaborações que possam agregar ideias e conhecimentos complementares.

5- Erros são oportunidades para impulsionar a inovação

É crucial reconhecer que os erros cometidos representam valiosas fontes de aprendizado. Portanto, inicie o processo de reinterpretação dos erros, passando a enxergá-los como chances de obter novos insights e oportunidades. Afinal, as maiores oportunidades de inovação muitas vezes estão intrinsecamente ligadas a falhas. Por meio delas, é possível identificar o que deve ser evitado em futuras iniciativas, transformando as experiências negativas em oportunidades de aprimoramento contínuo.

A jornada empreendedora nem sempre é fácil, mas quanto mais estruturado o seu empreendimento for, mais chances terá de se firmar no mercado. Com dedicação, aprendizado constante e uma abordagem estratégica, é possível alcançar o sucesso.

 

OLIVER PRESS | (11) 3034-0743 / 3031-1793

certi@oliverpress.com.br