Programa Centelha 2 é lançado em Goiás pela FAPEG

A iniciativa visa fomentar o empreendedorismo inovador goiano

Nesta quarta-feira,15/09, aconteceu em Goiânia o Evento de Lançamento do Edital do Programa Centelha 2, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI, e executado em Goiás pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado – FAPEG.

A solenidade realizada na capital goiana, que contou com a presença de autoridades e parceiros, foi transmitida ao vivo no perfil oficial da FAPEG no Instagram, diretamente do local do evento, o Salão Dona Gercina, no Palácio da Esmeralda. Cerca de 30 convidados prestigiaram o lançamento da segunda edição do Programa Centelha GO, entre elas representantes das instituições MCTI, Finep, FAPEG, Grupo Boticário, Embrapii, Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI/GO) e Secretaria-Geral da Governadoria (SGG/GO).

A programação do evento teve início com a fala de Robson Domingos Vieira, Presidente da FAPEG, que apresentou o crescimento do Programa Centelha e seus impactos no ecossistema goiano. Em seguida, o Secretário de Desenvolvimento da Inovação do Estado, Marcio Cesar Pereira, relembrou a importância do Programa Centelha e se mostrou entusiasmado com a segunda edição, afirmando ter expectativas de resultados ainda melhores que a primeira.

Ike Weber, responsável pelas Relações Institucionais da Fundação Grupo Boticário, destacou o foco na região do cerrado e as iniciativas para conservação do meio ambiente e da biodiversidade.

O Secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, explanou a satisfação em participar do lançamento do Programa em Goiás e relembrou o compromisso do MCTI em executar o Programa no estado de Goiás. Além disso, o Secretário elogiou o desempenho do estado no Centelha 1 e parabenizou a equipe pelo evento.

Dando sequência à solenidade e falas de autoridades, Marcelo Nicolas Camargo, Superintendente da Área de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento da Finep, destacou o crescimento do número de empresas que serão apoiadas ao final do Programa e a disponibilização de bolsas do CNPq, como diferencial em relação à primeira edição do Centelha. Marcelo reforçou ainda a importância da continuidade e da resiliência nos projetos de incentivo à inovação.

As inscrições do Programa Centelha Goiás estão abertas de 15/09 até 26/10/2021, no endereço eletrônico https://go2.programacentelha.com.br/, no qual é possível obter mais informações sobre o Programa e seu Edital detalhado.

O Programa Centelha Goiás

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país.

A etapa de seleção é composta por 3 fases distintas onde, em cada uma, os empreendedores participantes recebem capacitações e suporte para submeter suas ideias e projetos inovadores como pessoas físicas. Na primeira fase, os interessados deverão apresentar suas ideias de negócios, destacando o problema de mercado e a solução proposta.  O objetivo é identificar aquelas com maior potencial inovador. Na segunda fase, os selecionados devem, então, elaborar um projeto de empreendimento, detalhando o plano de negócio, com o objetivo de demonstrar as chances de a ideia gerar um bom negócio. Por fim, a terceira fase consiste no desenvolvimento de um projeto de fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto.

Ao final, até 50 projetos serão selecionados e deverão constituir empresa, cada qual contemplada com até R$ 60.000,00 em subvenção econômica, até R$ 26 mil em bolsas de apoio técnico, além de outros benefícios oferecidos pelos parceiros Centelha. Durante 12 meses as startups passarão pela etapa de Acompanhamento do Programa, recebendo suporte e capacitações para transformar suas ideias inovadoras em negócios de sucesso.

Resultados da Primeira Edição

Em sua primeira edição, o Programa Centelha Goiás recebeu mais de 900 ideias inovadoras, ficando entre os 10 estados com maior número de submissão em todo o país. No total, 2186 empreendedores foram capacitados e 28 empresas foram apoiadas.

O objetivo é que a segunda edição contribua ainda mais para o estabelecimento da ponte entre academia e indústria no estado de Goiás, continue impactando a matriz econômica com o estímulo à criação de emprego e renda resultado do apoio ao surgimento de 50 novas empresas inovadoras. O estímulo à participação de todos os cidadãos do estado no programa, tanto para inscrever suas ideias, como para interagir com os empreendedores, seguirá consolidando uma forte rede de apoio ao empreendedorismo inovador e fortalecendo o ecossistema regional de empreendedorismo.