Programa Centelha 2 é lançado em São Paulo

A iniciativa visa fomentar o empreendedorismo inovador paulista

 

Na última terça-feira, 14 de setembro de 2021, aconteceu o Evento Online de Lançamento do Edital do Programa Centelha, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI, e executado, em São Paulo, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

O evento foi realizado por meio de transmissão ao vivo no canal da Agência FAPESP no Youtube, contando com a presença de autoridades, parceiros e mais de 200 pessoas que puderam acompanhar o evento pela plataforma.

A programação do evento teve início com a fala de Carlos Américo Pacheco, Presidente da FAPESP, que destacou a parceria de sucesso com a Finep nos últimos 10 anos e considerou o Centelha um experimento para idealização de outros projetos de incentivo inicial aos empreendedores almejado pela FAPESP, pontuando também  a magnitude e importância do Centelha no contexto nacional. Em seguida, o Superintendente da Área de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento da Finep, Marcelo Nicolas Camargo, reforçou a fala do Presidente, destacando que o estado representa um exemplo para todo o país em alocação de recursos para a Ciência, Tecnologia e Inovação.

Prosseguindo, o Diretor de Desenvolvimento Científico-Tecnológico da Finep, Marcelo Bortolini, relembrou os dados da 1ª Edição do Programa, as mais de 15 mil ideias submetidas, os mais de 1 mil municípios contemplados, os 19 estados participantes e a satisfação de contar com o Estado de São Paulo na nova edição. Além disso, foi reforçada a importância das parcerias estaduais para o maior volume de recursos e garantia de integração nacional.

Em seguida, a fala foi de Zaíra Turchi, Diretora de Cooperação Institucional do CNPq, que parabenizou a FAPESP pelo trabalho realizado no contexto histórico de inovação nacional e destacou o sucesso do Programa Centelha e sua construção coletiva por meio das parcerias das diversas instituições federais e das Fundações de Amparo à Pesquisa dos estados. Além disso, foi destacada a formalização das bolsas de incentivo pelo CNPq que trará uma sinergia ainda maior para o desenvolvimento do Programa.

O Diretor Científico da FAPESP, Luiz Mello, pontuou a importância do Programa Centelha por permitir o apoio às ideias, mesmo sem formalização de CNPJ, e também reforçou a grande importância no apoio aos empreendedores, os grandes beneficiários da iniciativa.

Por fim, o Secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, complementou que o Programa Centelha é um mecanismo de incentivo ao empreendedorismo inovador na base, destacando a importância da incorporação do estado de SP na nova edição.

As inscrições do Programa Centelha São Paulo estão abertas de 14/09 até 25/10/2021, por meio do endereço eletrônico https://sp2.programacentelha.com.br/, no qual é possível obter mais informações sobre o Programa e seu Edital detalhado.

O Programa Centelha São Paulo

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país.

A etapa de seleção é composta por 3 fases distintas onde, em cada uma, os empreendedores participantes recebem capacitações e suporte para submeter suas ideias e projetos inovadores como pessoas físicas. Na primeira fase, os interessados deverão apresentar suas ideias de negócios, destacando o problema de mercado e a solução proposta.  O objetivo é identificar aquelas com maior potencial inovador. Na segunda fase, os selecionados devem, então, elaborar um projeto de empreendimento, detalhando o plano de negócio, com o objetivo de demonstrar as chances de a ideia gerar um bom negócio. Por fim, a terceira fase consiste no desenvolvimento de um projeto de fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto.

Ao final, os projetos contemplados serão apoiados com até R$ 66.000,00 em subvenção econômica, até R$ 26 mil em bolsas de apoio técnico, além de outros benefícios oferecidos pelos parceiros Centelha. Durante 12 meses as startups passarão pela etapa de Acompanhamento do Programa, recebendo suporte e capacitações para transformar suas ideias inovadoras em negócios de sucesso.