Primeira edição do Programa Centelha investiu mais de R$ 40 milhões no empreendedorismo inovador brasileiro
“Tecnologia Social”, “Biotecnologia e Genética”, e “Inteligência Artificial e Machine Learning” estão entre as principais temáticas das startups contempladas; estatísticas podem ser conferidas em e-book lançado pelo Centelha
Concebido com o propósito de estimular a inovação e a cultura empreendedora no Brasil, o Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e a Fundação CERTI.
Com sua primeira edição realizada entre 2019 e 2022, o Centelha mostrou o seu potencial de impacto no ecossistema de inovação brasileiro ao investir mais de R$ 40 milhões para o apoio à criação de 498 novos negócios espalhados por 19 estados participantes. Ao longo das etapas de seleção, foram mais de 15 mil ideias inovadoras submetidas e 38 mil empreendedores inscritos.
Por meio de um e-book – desenvolvido pela Fundação CERTI e lançando no mês de julho – a iniciativa divulgou os números de uma pesquisa junto às startups apoiadas na primeira edição, a fim de identificar os resultados gerados e status atual das empresas. No material digital, são apresentados os dados coletados e análises aplicadas, bem como a história da implementação de um dos maiores programas nacionais de fomento ao empreendedorismo inovador do país e seus números.
Em relação à distribuição regional das mais de 15 mil ideias submetidas, o Nordeste contabilizou o maior número de submissões de propostas, com mais de 5,4 mil ideias apresentadas, considerando que todos os seus 9 estados participaram do primeiro ciclo. Na sequência, o Sudeste, que não contou com a participação de São Paulo e Rio de Janeiro na primeira edição do Programa, teve mais de 4 mil ideias inovadoras inscritas. Seguido de Nordeste e Sudeste, ficaram as regiões Sul, com mais de 2,8 mil propostas, Centro-Oeste, com mais de 1,9 mil, e Norte, com mais 1,1 mil ideias inovadoras recebidas.
No que se trata do perfil dos proponentes de ideias para o Programa, 68,1% foram homens e 31,9% mulheres. Já no quesito raça, mais da metade dos empreendedores, 55%, autodeclararam-se brancos, 33,1% pardos, 8,7% pretos e 3,1% amarelos.
No e-book, também são apresentadas as principais temáticas – relacionadas às tecnologias desenvolvidas pelas startups contempladas – que podem apontar tendências para novos negócios. Dentre as 18 temáticas estratégicas definidas para o Centelha, destacou-se “Tecnologia Social” com 20,1% dos projetos aprovados. “Biotecnologia e Genética” e “Inteligência Artificial e Machine Learning” apareceram em segundo e terceiro lugar, com 14,2% e 10,8%, respectivamente.
Os resultados trazidos na publicação mostram que, das 437 empresas que participaram da pesquisa, 175 delas já estão realizando vendas. No ano de 2021 e no primeiro semestre de 2022, este grupo alcançou um faturamento de R$ 37,5 milhões. “Esse valor supera o investimento realizado pelo Centelha, por meio de subvenção econômica e bolsas, considerando que o total investido diretamente nas empresas foi de R$ 37,1 milhões. Assim, vemos o grande retorno do Programa para a sociedade, por meio de impostos, geração de postos de trabalho, e as próprias tecnologias fomentando toda a matriz econômica regional”, destaca Priscila Procópio, Coordenadora de Projetos da Fundação CERTI.
A perspectiva é de que, com o tempo, as empresas se tornem mais maduras e ampliem seus faturamentos, bem como novas empresas contempladas iniciem a realização de vendas. Atualmente, o Programa Centelha está em sua segunda edição, presente em 26 unidades federativas, e a previsão é que sejam fomentadas mais de 1.000 novas startups.
Todos esses dados podem ser conferidos no e-book, disponível no site institucional do Centelha (programacentelha.com.br/#ebook). Além de apresentar os resultados alcançados até o momento, o livro também traz o histórico do Programa, sua metodologia, estrutura de governança, lista de empresas apoiadas, cases de sucesso, entre outros conteúdos.
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