Programa Centelha MS registra o número de 564 ideias inovadoras inscritas

Lançado em julho deste ano, o MS, executado pela FUNDECT/MS, teve suas inscrições encerradas no dia 24 de setembro (terça-feira), com um elevado número de participantes e uma série de ideias inovadoras cadastradas. Ao todo, o programa teve 831 participantes cadastrados no sistema, 227 ideias iniciadas e 564 projetos submetidos.

As mesorregiões com mais projetos apresentados foram: Centro-Norte de Mato Grosso do Sul (359 ideias), Sudoeste de Mato Grosso do Sul (118), Pantanais Sul-Mato-Grossenses (51) e Leste de Mato Grosso do Sul (36). “Durante os últimos meses, estivemos presentes nas 4 regiões de Mato Grosso do Sul reunidos com prefeituras, associações comerciais, universidades, institutos federais e incubadoras. Com isto promovemos uma troca de experiências com diversos atores da ciência, tecnologia e inovação do Estado. A divulgação do Centelha foi uma ótima oportunidade para reunir a fortalecer os agentes de nosso ecossistema de inovação”, afirmou a diretora-científica da Fundect, e gestora do Programa Centelha MS, Profª Edna Scremin Dias.

Segundo o diretor-presidente da Fundect, Prof. Márcio de Araújo Pereira, o número de ideias submetidas em Mato Grosso do Sul vem para provar a vocação empreendedora do estado: “Até o momento, levando-se em consideração o número de ideias submetidas a cada 100 mil habitantes, Mato Grosso do Sul é o segundo estado com maior participação no Centelha.” Ainda, o secretário de estado de meio ambiente, desenvolvimento econômico, produção e agricultura familiar (Semagro), Jaime Verruck, ressaltou que o Centelha MS foi idealizado diante de um novo foco para a ciência e tecnologia no Brasil, menos preocupado com o processo e mais interessado no resultado final.

Algumas temáticas obtiveram mais projetos inscritos como: Tecnologia Social (36,9%), Automação (9,2%), TI e Telecomunicações (8,7%), Biotecnologia e Genética (7,8%), Inteligência Artificial e Machine (6,2%), Internet das Coisas (IoT) (5%) e Eletroeletrônica (4,4%). Além destes, outros temas foram abordados pelos participantes como: Big Data, Design, Química e Novos Materiais, Geoengenharia, Manufatura Avançada e Robótica, Nanotecnologia, Realidade Aumentada, Realidade Virtual.

FONTE: FUNDECT

Confira essa e outras estatísticas no infográfico abaixo.