Amazonas inicia reuniões de Articulação e Preparação do Programa Centelha
Representantes da Fapeam realizam reuniões de Articulação e Preparação do Programa Centelha Amazonas.
Com objetivo de estimular a participação de instituições no programa de ideias inovadoras a ser lançado, representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) iniciaram visitas de apresentação do Programa Centelha, que será desenvolvido pela Fundação em parceria com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep).
A iniciativa tem como objetivo apresentar o Centelha e formalizar parcerias com os principais atores envolvidos no ecossistema de empreendedorismo e inovação no Estado, bem como incentivar a participação de pessoas físicas como pesquisadores e estudantes, com ideias que possam transformar-se em produtos inovadores.
Os primeiros contemplados com a visita foram os representantes da Rede Amazônica de Instituições em Prol do Empreendedorismo e da Inovação (Rami), em reunião ocorrida na terça-feira (14/05), na sede da reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas do Amazonas (Ifam), na zona Sul de Manaus. Durante o encontro, a diretora técnico-científica da Fapeam, Marne Vasconcellos, disse que o Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir de novas ideias. Espera-se com o programa a geração de 28 novas startups no Amazonas. “Estamos na fase de sensibilização de parceiros. Os institutos de ensino, pesquisa e setor produtivo podem contribuir para que boas ideias sejam lançadas no âmbito do empreendedorismo e inovação tecnológica. Por isso, estamos iniciando a divulgação do Programa Centelha, que será lançado no dia 3 de junho”, disse.
Segundo a diretora-presidente da Rami, Olinda Marinho, o Programa é uma oportunidade para ampliar o conhecimento dos empreendedores do Amazonas em relação ao surgimento de ideias inovadoras. “Uma iniciativa fantástica da Fapeam para fortalecer a cultura empreendedora no Estado, divulgando amplamente nas universidades. Nós acreditamos que o Programa Centelha, com a orientação, programação e capacitação será um impulso para o cenário de empreendedorismo amazonense”, comentou.
Visitas de apresentação do programa no Inpa, Senai e Ulbra
Em seguida, representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) estiveram na quinta-feira (16/05) em três instituições de ensino e pesquisa de Manaus. As visitas foram realizadas no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/Ulbra).
Durante o encontro, a diretora técnico-científica da Fapeam, Marne Vasconcellos, explicou que as visitas são para incentivar as instituições de diversas áreas, dentro de suas potencialidades, a participarem do Programa, cuja bandeira é a inovação e o empreendedorismo. A diretora do Inpa, Antonia Maria Pereira, afirmou que o instituto tem interesse em divulgar e estimular a submissão de ideias empreendedoras ao Programa Centelha. O diretor do Instituto Senai de Inovação em Microeletrônica (Isi), José Roberto Casarini, comentou que a instituição tem pretensão de gerar startups e o Programa Centelha pode possibilitar esse aperfeiçoamento. Para o reitor da Ulbra, Valdemar Sjlender, o programa é uma oportunidade que vem ao encontro com que a instituição já trabalha relacionada à inovação e empreendedorismo. Para ele, o programa vem somar para os empreendedores do centro universitário, formado por acadêmicos e docentes.
Outras visitas serão realizadas em instituições de ensino e pesquisa e com atores envolvidos no ecossistema de inovação e empreendedorismo no Estado.
Fotos: Érico Xavier