Fapeam apresenta o Programa Centelha para estudantes e empreendedores

Logomarca do Programa Centelha AmazonasCom o intuito de incentivar a participação de pessoas com ideias que possam ser transformadas em negócios de sucesso, representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Rede Amazônica de Instituições em Prol do Empreendedorismo e da Inovação (Rami), estiveram em dois eventos sobre empreendedorismo para apresentar o Programa Centelha a estudantes e atores envolvidos no ecossistema de inovação do Amazonas.

As apresentações ocorreram no sábado (18/05) durante o Startup Day, idealizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e na sexta-feira (17/05) na Faculdade Anhanguera Educacional, unidade do Shopping Sumaúma, no evento “Bate-papo sobre startup e empreendedorismo”.

Durante os eventos, foram realizadas apresentações sobre o programa explicando o passo a passo das etapas e também esclarecidas dúvidas do público presente. Com previsão para ser lançado no mês de junho, o Centelha será desenvolvido pela Fapeam, em parceria com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep). O Programa irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios.

A diretora técnico-científica da Fapeam, Marne Vasconcellos, agradeceu a parceria firmada com a Rami e ressaltou que o Centelha é uma oportunidade para as pessoas transformarem ideias inovadoras em empreendimentos de sucesso no Amazonas.

A presidente da Rami, Olinda Marinho, comentou que o objetivo da parceria com a Fapeam é facilitar o acesso da Fundação dentro dos ambientes de empreendedorismo e inovação para que as ideias proliferem e gerem novos negócios.

Conforme a diretora técnica do Sebrae Amazonas, Adrianne Antony Gonçalves, o programa é importante, principalmente, para as pessoas que estão começando na área do empreendedorismo e também para as que não estão, mas que possuem boas ideias. Ela explica que quando se tem uma ideia é necessário um ecossistema para fazer com que se concretize, e  o Centelha traz a oportunidade de realizá-la .

Segundo o diretor de unidade na Faculdade Anhanguera Manaus, Robinson Ferraresi, o Programa é sensacional por ser uma oportunidade para os alunos colocarem em prática o conhecimento adquirido ao longo da sua vida acadêmica, por meio das ideias, com a possibilidade de se tornar um empreendedor de sucesso em Manaus.

O estudante de Análises e Desenvolvimento de Sistemas, Rayner Garcez, que participou dos dois eventos, disse que tem várias ideias e que após conhecer o Programa tem buscado mais informações sobre o Centelha, com objetivo de tirá-las do papel e transformar em projetos.

Faculdade Anhanguera durante o Bate papo sobre startup e empreendedorismo

Foto: Érico Xavier

Apresentação do Centelha foi realizada durante o Startup Day, promovido pela Sebrae

Foto: Barbara Brito