Etapa de Acompanhamento é iniciada no Programa Centelha 2 Ceará

A Etapa de Acompanhamento representa a última das cinco etapas que integram a metodologia do Programa Centelha, tratando-se de um período de 12 meses no qual as empresas selecionadas recebem recursos financeiros, mentorias, diversas capacitações, descontos junto a empresas parceiras, apoio para network e todos os outros benefícios oferecidos pelo Programa.

Marcando o início deste período no Programa Centelha 2 Ceará, no dia 08 de maio, a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, realizou o Evento de Apresentação das Empresas Contratadas do Programa Centelha 2 no Ceará,  que teve como objetivo orientar as startups em torno das atividades que serão executadas ao longo da Etapa de Acompanhamento.

Registro do evento.

O Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e a Fundação CERTI. No Ceará, o Programa é executado pela FUNCAP, instituição vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Com relação às empresas contratas no estado, 60 serão contempladas.

O evento aconteceu de forma presencial, no salão da FIEC. O evento contou ao todo com 100 participantes, sendo representantes da FUNCAP e as startups contempladas. Jorge Soares, Diretor da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico destacou na cerimônia:” O edital Centelha 2 é uma parceria da FUNCAP com a FINEP que tem o objetivo de fomentar ideias inovadoras. No processo, os participantes podem concorrer apenas com o CPF, antes mesmo de se ter a empresa consolidada. Durante o funil de seleção, o estado do Ceará recebeu 443 ideias, dessas, 200 avançaram para a 2ª fase e 100 para a 3ªfase. Ao final, temos o total de 60 ideias, que foram contratadas e terão empresa consolidada no estado. É muito interessante que o Programa Centelha concede treinamento para essas empresas que estão na fase de ideação dos seus projetos inovadores, sendo muito importante para elevar o nível da inovação das empresas de vários jovens empreendedores no estado do Ceará.”

Sandra Monteiro, Secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará também destacou: “Precisamos encontrar indicadores e meios de nos tornar mais visíveis e mais ativos, de forma a favorecer que esses processos cheguem até a ponta. De 1345 empreendedores, estamos aqui com 60 de excelência, por isso, desejo sucesso a todos, que tenham uma jornada muito profícua e com estímulo  ao desenvolvimento social.”

 

Registro do evento.