Etapa de Acompanhamento é iniciada no Programa Centelha 2 Rio Grande do Sul

A Etapa de Acompanhamento representa a última das cinco etapas que integram a metodologia do Programa Centelha, tratando-se de um período de 12 meses no qual as empresas selecionadas recebem recursos financeiros, mentorias, diversas capacitações, descontos junto a empresas parceiras, apoio para network e todos os outros benefícios oferecidos pelo Programa.

Marcando o início deste período, no último dia 30 de setembro, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) realizou o Evento de Premiação, cerimônia que reúne as empresas a serem apoiadas a fim de orientá-las em torno dos processos que constituem a Etapa de Acompanhamento, como o acesso aos benefícios e a prestação de contas, por exemplo.

                                                         Via FAPERGS

O Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e a Fundação CERTI. No Rio Grande do Sul, o Programa é executado pela FAPERGS, instituição vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), em parceria com o BADESUL, com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e com a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (REGINP).

O evento aconteceu no espaço do SEBRAE-EX, no Instituto Caldeira em Porto Alegre, transcorrendo de forma híbrida. Cerca de 30 participantes compareceram presencialmente, e 59 de maneira virtual. Além da FAPERGS, da SICT e de representantes das 50 empresas selecionadas, a cerimônia também contou com a presença da FINEP, da Fundação CERTI, da REGINP, do SEBRAE-EX e do BADESUL.

Marcelo Camargo, superintendente da Área de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico da FINEP, afirmou na cerimônia que o Programa Centelha possui a inovação como DNA e que está “[…] olhando para o mercado, identificando necessidades e disponibilizando recursos para que possamos subir na escala da inovação.”.