100 Projetos de Empreendedorismo são selecionados para a última fase do Programa Centelha AL 2

Dentre os 147 projetos submetidos na segunda fase do programa, 100 foram selecionados para a etapa final do processo, que irá definir quais projetos receberão o incentivo

O resultado da Fase 2 do Programa Centelha Alagoas 2, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudo e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), a Fundação CERTI e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), foi divulgado na última terça-feira, 07/06.  A Fase 2 do Programa Centelha AL 2 contou com a participação de 358 empreendedores, responsáveis pela submissão de 147 Projetos de Empreendedorismo, dentre os quais foram selecionados os 100 projetos aprovados para a última fase de seleção do programa.

Projetos de Empreendedorismo Aprovados

Os 100 Projetos de Empreendedorismo aprovados na Fase 2 do Programa Centelha AL 2 são provenientes de 16 municípios do estado, sendo 86 deles provenientes do Leste Alagoano, 12 do Agreste Alagoano e 2 do Sertão Alagoano. Entre os proponentes dos projetos selecionados estão 36 empreendedores vinculados a Institutos de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs), 31 empreendedores sem vínculo com nenhuma instituição, 18 ligados a administração pública, 12 ligados a empresas e 3 vinculados a incubadoras.

Ainda em relação aos proponentes dos projetos selecionados, 50% deles possuem curso de pós-graduação completo, 8% ainda estão cursando um curso superior, 14% são graduados no ensino superior, 13% já estão cursando uma pós-graduação, 2% possuem ensino técnico e 1% possui ensino médio completo. A maior parte dos projetos selecionados foi proposto por empreendedores na faixa etária de 25 a 40 anos, sendo que 59% dos proponentes são homens. Já em relação a raça ou cor da pele dos proponentes responsáveis pelos projetos selecionados, 46% declaram ser brancos, 40% pardos, 10% pretos, 3% amarelos e 1% declararam ser indígenas.

Do total de projetos selecionados na Fase 2, 23% apresentavam soluções relacionadas a temática de Tecnologia Social, seguidos por 13 % das soluções ligadas a temática de Biotecnologia e Genética, 11% ligadas a temática de Inteligência Artificial e Machine Learning e 9% relacionadas a Química e Novos Materiais. Em relação ao setor de aplicação, 14 projetos selecionados estão ligados ao setor de Saúde e Bem-Estar, 12 estão ligados ao setor de Educação, 11 ao setor Social, 10 ao setor de Economia e 9 ao setor de Meio Ambiente e Bioeconomia. Os demais 44 projetos estão ligados a outros 19 setores da economia.

Como funciona

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país.

Acesse http://programacentelha.com.br/ para obter mais informações sobre o Programa e o Edital detalhado de cada um dos estados.

Próximos Passos

A terceira fase, com 100 Projetos de Empreendimento selecionados, consiste no desenvolvimento do Projeto de Fomento. Os proponentes terão até o dia 22/06 para apresentar um orçamento detalhado e um planejamento de execução para o projeto.

Durante todas essas etapas serão oferecidas capacitações para auxiliar o empreendedor a aprimorar seu projeto e desenvolver seu negócio. Ao final da Fase 3, até 50 projetos serão contemplados com R$ 60 mil em subvenção econômica, além de outros benefícios oferecidos pelos parceiros do Programa, no estado do Alagoas. Além disso, durante um ano, essas empresas passarão por uma etapa de acompanhamento com suporte e capacitação para transformar suas ideias em negócios de sucesso.

O Programa Centelha contribuirá para o estabelecimento da ponte entre academia e indústria no estado, já que muitas das ideias vêm de pessoas ainda na universidade, tanto de cursos de graduação como de pós-graduação. Além disso, o Centelha abre espaço para participação de todos os cidadãos do estado, tanto para inscrever suas ideias como para interagir com os empreendedores, e consolida uma forte rede de apoio ao empreendedorismo inovador.