Fapeam visita instituições de Manaus para articulação e preparação do Programa Centelha

Logomarca do Programa Centelha AmazonasSeguindo o roteiro de visitas da etapa de articulação e preparação do Programa Centelha, representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) estiveram na quarta-feira (22/05) em instituições de ensino e pesquisa e em entidades envolvidas no ecossistema de empreendedorismo e inovação no Amazonas, para apresentar e tratar de assuntos relacionados ao Programa Centelha, a ser lançado pela Fapeam, em parceria com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep).

As visitas foram realizadas no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e  a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A diretora técnico-científica da Fapeam, Marne Vasconcellos, destacou que as reuniões têm o objetivo de formar uma rede de parceiros institucionais para contribuir na captação de ideias inovadoras ao Programa Centelha, que visa transformar ideias em negócios de sucesso. “A expectativa é de que 2 mil ideias sejam submetidas do Amazonas ao programa, que tem previsão para ser lançado a partir do mês de junho”, disse.

Marne Vasconcellos ressaltou que as reuniões têm sido positivas e que o Sebrae, por exemplo, sinalizou a possibilidade de atuar em várias fases do processo dentro do Centelha. Ela afirma que isso é algo importante, tendo em vista a expertise que a entidade tem e o trabalho realizado voltado para esse público na área de empreendedorismo.

A gerente da unidade de solução empresarial do Sebrae Amazonas, Sâmia Nunes, conta que ficou encantada ao conhecer o Centelha, principalmente por ser mais uma forma de incentivo para quem está na fase de ideação.  “O Sebrae trabalha com uma pré-aceleração desse público, e a gente observa que em determinado momento tem uma necessidade de injetar um recurso pra que essas ideias sejam realmente impulsionadas. O Programa Centelha vem ao encontro disso, e estamos com pensamento positivo, ansiosos para o lançamento desse edital, para divulgarmos juntos aos nossos empreendedores, aos empresários, para que eles possam participar desse programa”, comentou.

O gerente técnico da Afeam, Nonato Aguiar, destacou o fato do Centelha ser voltado para incentivo da inovação no Amazonas. Ele comenta que a Afeam, como agência de fomento, avalia o Centelha como algo importante para o desenvolvimento do Estado. “Vamos poder participar em alguns tópicos como, por exemplo, na divulgação, com palestras sobre o Centelha e indicar especialistas,  além de outras formas que precisamos decidir junto a nossa diretoria”, disse.

Interior – Para atingir parceiros institucionais no interior do Amazonas, a Fapeam reuniu também com os  diretores  de unidades acadêmicas  da Ufam  José Ribamar Nunes (Benjamin Constant), José Luiz Fonseca (Parintins), Geone Corrêa (Itacoatiara) e o diretor  da Propesp, Jamal Chaar (Manaus), para apresentar o Centelha.

Segundo o diretor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet/Itacoatiara),  Geone Corrêa, o instituto já trabalha com disciplinas voltadas para a inovação e o Centelha será uma oportunidade de incentivar o público do interior para desenvolvimento de  projetos inovadores.

O superintendente de Inovação e Desenvolvimento Institucional da FAS, Victor Salviati, destacou que a instituição tem grande atuação no interior do estado, especificamente em 27 municípios, com empreendimentos de base florestal. “O Centelha vem em boa hora. É muito importante ter o envolvimento da Finep e aqui no Amazonas com a Fapeam, que conhece bastante a realidade do estado”, comentou.

Desde o dia 15 de abril, a Fapeam iniciou uma série de visitas às instituições de ensino e pesquisa e com os atores envolvidos no ecossistema de inovação e empreendedorismo do Amazonas, com objetivo de formalizar parcerias, bem como  incentivar a participação de pessoas físicas  com ideias que possam ser transformadas em produtos inovadores.

Fotos:  Érico Xavier