Das 331 ideias inovadoras submetidas, 200 foram aprovadas para a segunda fase

Na última terça-feira, 05/03, a BIOTIC S/A divulgou a lista final com as 200 ideias aprovadas para a segunda fase do Centelha Distrito Federal, programa de incentivo ao empreendedorismo inovador. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e Fundação CERTI e, no Distrito Federal, é executada pela BIOTIC S/A.

Em sua primeira edição, o Programa Centelha DF recebeu 331 propostas de negócio na primeira fase, envolvendo mais de 930 integrantes das equipes.

Ideias Aprovadas

Das 200 ideias inovadoras selecionadas, 118 foram submetidas por proponentes sem vínculo a alguma instituição; 30 foram submetidas por estudantes, professores e pesquisadores vinculados a instituições de ensino; 20 por proponentes vindos de empresas de pequeno, médio e grande porte; 19 submetidas por proponentes que declararam vínculo à administração pública e 13 vinculados a aceleradoras e incubadoras.

Do total das aprovadas, 26% das soluções apresentadas se aplicam ao setor de Tecnologia Social; já o setor de T.I. e Telecom, ocupou a segunda posição com 13%, seguido dos setores de Inteligência Artificial e Machine Learning, na terceira posição com 9,5% das soluções; o setor de Design na quarta posição com 7%, e o setor de Biotecnologia e Genética na quinta posição, com 6% do total de ideias aprovadas.

Quanto à distribuição geográfica dos proponentes selecionados, a região administrativa com o maior número de propostas foi Brasília com 93 ideias, seguida por Águas Claras com 15 ideias, Sobradinho com 16 ideias e Guará com 13 ideias. As demais propostas aprovadas são oriundas de outras 19 regiões. Nesta primeira Fase de seleção, o programa alcançou 68% de abrangência por número total de regiões administrativas do Distrito Federal.

Dentre os empreendedores que submeteram os projetos selecionados, mais da metade, 62,5% já possui ou está cursando uma pós-graduação; 32,5% estão cursando o ensino superior ou já são formados e 5% possuem ensino médio ou técnico.

Os proponentes das 200 ideias terão até o dia 19/04, para submeter o Projeto de Empreendimento, que será avaliado por dois especialistas, assim como na primeira fase.

Na quinta-feira, 07/04 às 17 horas, foi realizado um Webinar online para sanar as dúvidas dos aprovados quanto à próxima fase do programa. O evento foi transmitido no canal do YouTube da Biotic SA e contou com pico de 53 participantes simultâneos. Na ocasião, representaram a BIOTIC S.A. o Leonardo Reisman, Diretor de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação, e o Gerente Executivo Hideraldo Almeida.

Como funciona

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país.

No endereço eletrônico http://programacentelha.com.br/df/,é possível obter mais informações sobre o programa no Distrito Federal.

Próximos Passos

Na segunda fase os 200 proponentes selecionados deverão elaborar um projeto de empreendimento, detalhando o plano de negócio executivo com o objetivo de demonstrar as chances da ideia gerar um bom negócio. No dia 07 de abril, dois dias após divulgação do resultado final, aconteceu o Webinar de Dúvidas, primeiro evento com os aprovados, que visou auxiliá-los na construção do projeto a ser submetido na Fase 2.

A terceira fase – pela qual passam até 100 das propostas ainda em jogo – consiste no desenvolvimento de um projeto de fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto. Ao longo de todas as etapas são oferecidas capacitações para auxiliar o empreendedor a aprimorar sua ideia e desenvolver seu negócio.

Ao final, até 28 projetos serão contemplados, cada um com R$ 60 mil em subvenção econômica, além de outros benefícios oferecidos por parceiros do programa. Ainda, durante seis meses, essas empresas passarão por um processo de pré-incubação com suporte e capacitação para transformar suas ideias em negócios de sucesso.

O Programa Centelha DF contribuirá para o estabelecimento da ponte entre academia e indústria no Distrito Federal, já que muitas das ideias vêm de pessoas ainda na universidade, tanto de cursos de graduação como de pós-graduação. Além disso, o Centelha abre espaço para participação de todos os cidadãos do Distrito Federal, tanto para inscrever suas ideias como para interagir com os empreendedores e consolida uma forte rede de apoio ao empreendedorismo inovador.