O Programa
Política pública de incentivo ao empreendedorismo inovador que transforma ideias em negócios em todo o Brasil.

O Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e a Fundação CERTI, e possui execução descentralizada pelas instituições parceiras em cada estado participante, geralmente as Fundações de Amparo à Pesquisa e Inovação estadual.
Seu objetivo é estimular a criação de empreendimentos inovadores e fomentar a cultura empreendedora em todas as regiões do país.
O programa oferece recursos financeiros por meio de subvenção econômica, bolsas de apoio técnico, capacitações, suporte técnico e acesso a uma rede de parceiros para transformar ideias em negócios de sucesso.
Criado em 2018, pela portaria nº 4.082 do MCTI de 10 de agosto daquele ano, o Centelha se consolidou como uma das maiores políticas públicas de apoio ao empreendedorismo inovador do Brasil.

Execução descentralizada
O Centelha é um programa nacional com execução descentralizada e cada estado participante tem autonomia para definir seu cronograma, executar etapas e se comunicar com os empreendedores locais, respeitando o modelo estruturado em nível nacional.
Essa estratégia permite adaptar o programa às realidades regionais, ao mesmo tempo em que mantém padrões de qualidade, critérios técnicos e objetivos comuns a todos os estados.
A gestão nacional é feita pelo MCTI, Finep e CNPq, com o apoio da Fundação CERTI. Já a execução local é responsabilidade de instituições estaduais selecionadas.


Objetivos do Centelha
Conheça os principais objetivos do Programa Centelha e como ele impulsiona ideias inovadoras para se tornarem negócios de sucesso.

Fomentar a cultura empreendedora em todas as regiões do Brasil

Transformar ideias inovadoras em negócios

Estimular a descentralização da inovação e promover oportunidades

Levar o conhecimento gerado nas instituições de ensino para o mercado

Fortalecer o ecossistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Quem pode se beneficiar do Centelha


Edições Anteriores
Centelha 1 (2019–2021)
Centelha 2 (2021–2024)
Centelha 3 (em andamento)
