Programa Centelha 2 promove Workshop Presencial no Rio de Janeiro

Nos últimos dias 25 e 26 de outubro, aconteceu o workshop presencial do Programa Centelha 2, na sede da Finep no Rio de Janeiro. Estiveram presentes as instituições promotoras, executoras e parceiras do Programa. De acordo com Marcelo Camargo, superintendente da Área de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento (APDT) da Finep, “o workshop é sempre realizado com o intuito de apresentar os resultados obtidos até o momento, avaliar os principais pontos que podem ser melhorados ou reforçados, propor alterações, bem como fornecer esclarecimentos e capacitações sobre temas jurídicos, de prestações de contas e acompanhamento.”.

Encerramento do primeiro dia de evento.

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), a Fundação CERTI e outras instituições. Em sua segunda edição, o Programa vem sendo articulado em 26 unidades federativas do país, não estando presente apenas no Estado do Acre.

No evento, a partir da realização de diferente dinâmicas envolvendo as instituições presentes, foi possível a construção de uma Matriz SWOT referente à segunda edição do Centelha. Em inglês, “SWOT” é uma abreviação das palavras “strengths”, “weaknesses”, “opportunities” e “threats” que, traduzidas para o português, significam respectivamente “forças”, “fraquezas”, “oportunidades” e “ameaças”. A análise possibilitou compreender pontos de melhorias e pontos fortes dentro da execução do Programa Centelha 2, conforme objetivo do evento.

Início da dinâmica SWOT.

Em paralelo à análise SWOT, também foram realizadas apresentações em torno dos resultados alcançados até o momento no contexto da segunda edição do Programa, bem como conduzidas capacitações por parte das equipes CERTI, Finep e CNPq.

Capacitação conduzida pelo CNPq.

O evento contou com a presença de representantes do MCTI, Finep, CNPq e Fundação CERTI. Também estiveram presentes grande parte das instituições executoras do Programa em nível estadual, como Fundações de Amparo à Pesquisa de diferentes estados. No encerramento do segundo dia do evento, o atual presidente da Finep, general Waldemar Barroso, falou sobre a importância das parcerias para a evolução do Programa Centelha, destacando o potencial que a sociedade brasileira tem em transformar suas “centelhas” em produção de bens e serviços que possam impactar na melhora da qualidade de vida no país.

Participação do presidente da Finep, general Barroso.