Eventos pelo Brasil

Minas Gerais

Print da tela do evento online com os participantes do webnário.

2º Webnário Centelha MG

No dia 1º de dezembro, os participantes do 2º Webinário Centelha MG foram levados a refletir: de que formas poderiam inventar, se reinventar e mudar seu ponto de vista? Conhecimento e trocas de experiências podem ter esse efeito e apontar para caminhos, até então, imprevisíveis. Com esse espírito, o Webinário propôs uma discussão sobre o caminho do sucesso.

Aberto ao público na parte da manhã, o evento contou com a participação do presidente da FAPEMIG, Paulo Beirão. Ele destacou a relevância das empresas de base tecnológica e sua importância na transformação do conhecimento em produtos e processos, que beneficiam a sociedade. Marcelo Nicolas Camargo, superintendente da área de pesquisa aplicada e desenvolvimento da Finep, também participou da abertura, quando destacou a importância do plano de negócios para enfrentar desafios típicos do ambiente de inovação – os riscos tecnológicos e a continuidade.

Carlos Eduardo Bizzotto, consultor da Fundação CERTI, proferiu a palestra “Validação de negócio: será que a minha startup vai ser um sucesso?”. Dentro outros, Bizzotto abordou a noção de desenvolvimento de clientes e, consequentemente, de soluções para os mesmos. “Todo mundo geralmente começa o negócio pela criação do produto, antes de pensar no cliente”, justifica. Na parte da tarde, as atividades foram direcionadas aos aprovados no programa, e os debates giraram em torno de ferramentas para os negócios.

Fonte: FAPEMIG

Pernambuco

Print da reunião com os participantes.

Reunião para assinatura dos Termos de Outorga Centelha PE

Na quarta-feira, 9 de dezembro, a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) realizou uma reunião virtual para a assinatura dos Termos de Outorga dos projetos Centelha/PE e o Tecnova 2. O evento contou com a participação do presidente da Facepe, Fernando Jucá, e do secretário-executivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonildo Sales, do superintendente da Área de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Marcelo Camargo, além dos representantes dos programas aprovados.

O Programa Centelha é um importante projeto que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora. O programa irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

Com o Termo de Outorga assinado, as empresas contratadas no Centelha receberão os recursos financeiros e começarão a fase de Acompanhamento.

Fonte: Facepe

Rio Grande do Norte

Print da reunião online com 6 participantes

Evento no Rio Grande do Norte com participação da Fapern, Sebrae e Fundação Certi

Na quinta-feira, 10 de dezembro, o SEBRAE do Rio Grande do Norte realizou o evento de assinatura do Termo de Outorga dos projetos contemplado no Programa Centelha RN. Dos 15 projetos aprovados, 14 assinaram o Termo e participaram do encontro virtual.

Participaram do evento Marcelo Toscano, Diretor Administrativo do SEBRAE RN, David Xavier, Gerente da Unidade de Inovação e Negócios do SEBRAE RN, Richard Affonso Correa, Analista do Departamento de Desenvolvimento Tecnológico e Subvenção Descentralizada (DDTS) da FINEP, o Prof. Júlio Resende, Diretor de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Norte, além de convidados parceiros e representantes dos projetos.

Durante o evento, os projetos contratados receberem orientações sobre os próximos passos no Centelha RN, como prestação de contas, além de palestras sobre Propriedade Intelectual e Ecossistemas de Inovação e Startups.
O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação CERTI.