Programa Centelha AL recebe 1234 ideias!

Foram 1.234 ideias inovadoras submetidas e o estado é o primeiro colocado da região Nordeste

Lançado em outubro de 2019, na última quinta-feira, 19/12, encerrou o prazo de submissões de ideias do Centelha Alagoas, com 1.234 propostas recebidas e mais de 3.400 integrantes das equipes.

O Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operado pela Fundação CERTI e executado no Alagoas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), pela  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) e SEBRAE/AL.

O resultado deixou Alagoas na primeira posição entre os estados do nordeste que mais submeteram ideias inovadoras no Centelha. Em nível nacional, o estado também se destacou atingindo a segunda colocação, ficando atrás apenas do Espírito Santo. Foram mais de 1.860 usuários cadastrados na plataforma, oriundos de 73 municípios alagoanos, um envolvimento e representatividade de mais de 70% das cidades.

Das 1.234 ideias inovadoras recebidas, 584 foram submetidas por estudantes, professores e pesquisadores vinculados a 15 instituições de ensino. As instituições com maior número de ideias submetidas foram a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com 224 ideias; Instituto Federal de Alagoas (IFAL), com 182; a Universidade Tiradentes (UNIT), com 41 ideias e Centro Universitário CESMAC, com 30 ideias. A instituição de origem das propostas é declarada pelos empreendedores no momento da submissão.

Do total das ideias, 37% das soluções apresentadas se aplicam ao setor de Tecnologia Social; 9,1% ao setor de TI e Telecom e 7,2% se aplicam no setor de Químicas e Novos Negócios, seguidos de Inteligência Artificial e Machine Learning, com 6,9%.

Quanto à distribuição geográfica dos proponentes das ideias, a mesorregião que mais submeteu propostas foi o Leste Alagoano com 988 ideias, seguido pelo Agreste Alagoano com 167 ideias e o Sertão Alagoano com 79 ideias. As propostas são oriundas de 59 municípios e as cidades com maior número de ideias foram Maceió (773), Arapiraca (125) e Coruripe (58).

Dentre os empreendedores que submeteram projetos, 42% concluíram ou estão cursando o ensino superior e 37% já possui ou está cursando uma pós-graduação. Também apresentaram ideias pessoas com formação técnica ou nível médio (25%) e nível fundamental (3%).

Confira essas e outras estatísticas no infográfico abaixo: