Programa Centelha RN registra o número de 536 ideias inscritas

Lançado em Setembro deste ano, o Programa Centelha RN, executado pela Sebrae/RN, encerrou suas inscrições no dia 28 de Outubro. Ao todo, o Programa obteve 1.444 participantes e 536 ideias submetidas provenientes de 57 municípios.

O Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operado pela Fundação CERTI e executado no Rio Grande do Norte pelo SEBRAE/RN.

Os municípios com mais ideias submetidas foram Natal (286), Mossoró (60), Parnamirim (51) e São Gonçalo do Amarante (16). Em destaque, também, se encontram as cidades de Caraúbas (9), Currais Novos (8), Ceará-Mirim (7), Macaíba (7), Apodi (6) e Caicó (6).

As temáticas com o maior número de projetos inscritos foram: Tecnologia Social (30,6%), TI e Telecomunicações (16%), Automação (8%), Química e Novos Materiais (6.9%), Internet das Coisas (IoT) (6,2%), Inteligência Artificial e Machine Learning (6%), Design (5%), Big Data (3,9%) e Biotecnologia e Genética (3,7%).

No que se refere ao setor de atuação das ideias submetidas, destacam-se propostas inovadoras nas seguintes áreas: Social (131), Tecnologia da Informação e Telecomunicações (121), Comércio e Varejo (111), Saúde e Bem Estar (106) e Agronegócio (70).

Confira essas e outras estatísticas no infográfico abaixo:

FONTE: SEBRAE/RN