Programa Centelha GO registra o número de 917 ideias inovadoras inscritas

Lançado em setembro deste ano, o Programa Centelha GO, executado pela FAPEG, teve suas inscrições encerradas no dia 21 de outubro, com um elevado número de participantes e uma série de ideias inovadoras cadastradas. Ao todo, o programa teve 2.185 participantes cadastrados no sistema e 917 ideias submetidas.

Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operado pela Fundação CERTI e executado em Goiás pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).

As mesorregiões com mais projetos apresentados foram Centro Goiano (621 ideias) e Sul Goiano (226 ideias). O Norte Goiano recebeu 33 ideias, o Leste Goiano recebeu 30 ideias e o Noroeste Goiano recebeu 7 ideias. Ao todo, as ideias submetidas são provenientes de 64 municípios do Estado de Goiás.

Algumas temáticas obtiveram mais projetos inscritos, são elas: Tecnologia Social (33,3%), Automação (11,3%) e TI e Telecomunicações (10,5%). Além destas, foram inscritas ideias em outras temáticas, são elas: Segurança, Privacidade e Dados (7,7%), Inteligência Artificial e Machine Learning (7,2%), Internet das Coisas (IoT) (4,7%) e Design (4,4%).

No que se refere ao setor de atuação das ideias submetidas, destacam-se propostas inovadoras nas áreas Social (246 ideias), de Saúde e Bem-estar (201 ideias) e de Comércio e Varejo (187 ideias).

FONTE: FAPEG

Confira essas e outras estatísticas no infográfico abaixo.