Programa Centelha SE registra o número de 201 ideias aprovadas na Fase 1

Com as inscrições encerradas em agosto deste ano, o Programa Centelha SE, executado pela FAPITEC, divulgou a lista final de aprovados na Fase 1 do programa. Para a fase 2, foram aprovadas 201 ideias inovadoras, sendo elas provenientes de 33 municípios sergipanos. Ao todo, o Centelha SE contabilizou 579 ideias inovadoras na fase de submissão, as mesmas submetidas por 837 participantes e originárias de 28 municípios.

O Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operado pela Fundação CERTI e executado no Sergipe pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC).

De acordo com os dados do Programa Centelha, a mesorregião com mais ideias aprovadas é o Leste Sergipano, contabilizando 171 ideias. Logo após, com 17 ideias provenientes de 5 municípios, o Sertão Sergipano. A mesorregião do Agreste Sergipano recebeu 13 ideias inovadoras, sendo as mesmas originárias de 6 municípios.

Algumas temáticas obtiveram mais ideias aprovadas, são elas: Tecnologia Social (26,4%), TI e Telecomunicações (13,9%), Biotecnologia e Genética (12,4%), Química e Novos Materiais (11,9%), Inteligência Artificial e Machine Learning (8,5%), Internet das Coisas (IoT) (6%) e Nanotecnologia (4,5%). Além destas, outras temáticas foram abordadas pelos participantes, como: Big Data, Eletroeletrônica, Geoengenharia, Manufatura Avançada e Robótica, Mecânica e Mecatrônica, Realidade Aumentada, Realidade Virtual.

FONTE: FAPITEC

Confira estas e outras estatísticas abaixo: