Etapa de Acompanhamento é iniciada no Programa Centelha 2 Alagoas

A Etapa de Acompanhamento representa a última das cinco etapas que integram a metodologia do Programa Centelha, tratando-se de um período de 12 meses no qual as empresas selecionadas recebem recursos financeiros, mentorias, diversas capacitações, descontos junto a empresas parceiras, apoio para network e todos os outros benefícios oferecidos pelo Programa.

Marcando o início deste período, no último dia 08 de novembro, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) realizou o evento “Marco Zero Programa Centelha 2 AL”, cerimônia que reuniu as empresas a serem contempladas – 62 ao total – a fim de orientá-las em torno das atividades que serão executadas na Etapa de Acompanhamento, como as avaliações, tutorias coletivas e capacitações.

 Registro com os presentes no evento.

O Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e a Fundação CERTI. Em Alagoas, o Programa é executado pela FAPEAL, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SECTI), em parceria com o SUDENE, com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Alagoas (SEBRAE/AL) e com os intervenientes IEL e FIEA.

O evento aconteceu em formato híbrido: presencialmente, no Centro de Inovação do Jaraguá, em Maceió; e virtualmente, por meio de uma transmissão online no YouTube. Além da FAPEAL, da SECTI e de representantes das empresas selecionadas, a cerimônia também contou com a presença de instituições como FINEP, CNPq, SUDENE, SEBRAE/AL e Fundação CERTI. Cerca de 88 participantes compareceram presencialmente, e 18 de maneira virtual.

Registro da transmissão online do evento.

Paula Salomão Martins, coordenadora de Ambientes Inovadores e Empreendedorismo do MCTI, destacou que “o maior benefício do Programa é conseguir juntar atores tão relevantes para fazer com que o empreendedorismo aconteça e floresça.  […] Centelha é uma palavra que representa faísca, ela é aquele fogo […] que você pode gerar através dos resultados da inovação […]”. Ainda na ocasião, Paula afirmou que “[o Alagoas] teve uma participação muito expressiva em termos de número de ideias, o que demonstra para gente todo o potencial inovador do empreendedorismo de base tecnológica da região nordeste do Brasil, e com certeza o estado de Alagoas está na dianteira desse movimento.”.