Mascotes digitais e Inteligência Artificial

O uso de figuras carismáticas como a personificação de marcas não é uma novidade. A Casas Bahia, rede de varejo de móveis e eletrodomésticos, já utilizava o Baianinho, seu mascote oficial, para se comunicar com os clientes quando os anúncios eram feitos em jornais ainda na década de 70.

Em 2020, o Baianinho passou a ser chamado de CB, tornou-se influenciador digital e agora conta com uma aparência mais urbana. Através da conta oficial do Instagram das Casas Bahia, CB publica fotos que mostram o seu cotidiano ao lado dos produtos oferecidos pela marca.

Os mascotes digitais fazem parte da chamada quarta revolução industrial. Com uma combinação de computação gráfica de alta performance e Inteligência Artificial, programadores e designers desenvolvem figuras digitais com aparência e comportamentos semelhantes aos humanos, atrelado à um sistema de coleta de dados digitais.


Ok, mas para que servem dos mascotes digitais?

Como parte das estratégias de marketing dos e-commerces e redes varejistas, os mascotes digitais personificam a brand persona, reforçam o tom de voz e humanizam as marcas. Além de um alcance maior no meio digital, a estratégia contribui para uma proximidade na relação com os clientes.

De acordo com uma pesquisa da Hype Auditor, os influenciadores virtuais engajam até 3 vezes mais do que influenciadores reais. Também vale ressaltar que por serem criados e controlados diretamente pela marca, os influenciadores virtuais são mais seguros ao se manter dentro das diretrizes da empresa e sem interferências sociais, como pode acontecer com pessoas.

O exemplo mais bem sucedido no Brasil é a Lu, da Magazine Luiza. Especialista digital e Influencer virtual 3D da rede varejista, a mascote digital também é assistente no site oficial da loja e conta com mais de 4 milhões de seguidores no Instagram.

Com uma pitada de Black Mirror e muito investimento envolvido, os mascotes digitais fizeram sucesso em 2020, tanto aqui como no exterior. Quais serão as próximas tendências de estratégia digital? Façam suas apostas!