Filmes e séries que influenciam o comportamento dos consumidores

Se você é uma pessoa que acompanha as novidades no universo cinematográfico, talvez já tenha assistido e até cansado de escutar sobre a minissérie que quebrou os recordes de audiência da Netflix em 2020: O Gambito da Rainha. A ficção é baseada no livro de mesmo nome, escrito por Walter Travis em 1983 e tem como protagonista a personagem Beth Harmon (Anya Taylor-Joy), um prodígio do xadrez que percorreu o mundo em duelo com os melhores jogadores da época. 

O fato é que mesmo sendo uma história de ficção, a série despertou a curiosidade sobre o esporte de estratégia. Milhares de pessoas pesquisaram sobre o que é gambito, jogadas de xadrez, tabuleiros e outras questões relacionadas ao esporte.

Anya Taylor-Joy em O Gambito da Rainha



Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com empreendedorismo e inovação, não é? Pense que, de acordo com o Wall Street, em 2020 a Netflix alcançou mais de 17 milhões de assinantes só no Brasil. Isso sem considerar que cada assinante pode ter até quatro usuários logados na conta, além daquelas pessoas que não temos conhecimento de que usam a conta. 

Por isso, precisamos entender como os produtos audiovisuais consumidos por milhares de pessoas podem influenciar no comportamento social e, consequentemente, no seu empreendimento. Nesse texto, vamos explicar a importância de acompanhar as tendências do streaming e como isso influencia nas estratégias de um negócio.

Vamos lá?

As tendências influenciam o comportamento

As pessoas que trabalham ou estudam comunicação já devem saber o quanto a mídia influencia o comportamento individual e coletivo. Seja pela identificação de um grupo específico com o produto midiático ou pela disseminação em larga escala deste produto, é possível observar no cotidiano a influência de novelas, filmes e séries. 

No período em que “O Gambito da Rainha” esteve no Top10 da Netflix, as pesquisas no Google sobre xadrez em todo o mundo aumentaram em quase 120%. Ainda foram registradas centenas de pesquisas sobre o tabuleiro de xadrez, estratégias de xadrez, jogada siciliana (se você assistiu a série, deve se lembrar do quanto esse nome apareceu na trama) e outros termos relacionados ao tema.

Uma das áreas mais comumente influenciadas pelo audiovisual é a moda. Um dos exemplos mais recentes é a série Euphoria, lançada pela HBO em 2018, que influenciou diversas pessoas com suas maquiagens ousadas, fotografias e figurinos que transmitiam a jovialidade atrelada à trama. Destinada e retratando a geração Z, algumas influenciadoras e famosas antenadas na tendência incorporaram as makes em produções de beleza. Para marcas de moda e maquiagem, o momento pôde ser aproveitado para destacar produtos ideais que ajudassem clientes a reproduzir as ideias de make da série.

 

Como as tendências podem ajudar sua marca?

Para aqueles que empreendem, acompanhar as tendências é muito importante para compreender o comportamento e interesse do consumidor. A partir de ferramentas gratuitas, como o Google Trends, é possível mapear quais são os assuntos que estão em alta no país. Aprender a utilizar recursos como esse possibilita que você reconheça mais oportunidades de estreitar a relação com seus clientes.

Com um bom marketing de conteúdo e gerenciamento de mídias sociais, você mostra que o seu empreendimento está atento ao que acontece no mundo e, portanto, às necessidades do cliente. E sim, essa necessidade pode ser consumir um conteúdo de qualidade sobre uma série de sucesso ou relembrar sobre aquele produto que tem a ver com a tendência. 

É importante frisar a necessidade de adaptar o conteúdo ao que o empreendimento oferece como produto, e não apenas utilizar uma trend para conseguir visibilidade imediata. Por isso, é preciso investir em branding de marca e marketing digital, já que a vinculação de trends ao empreendimento faz parte de uma importante estratégia de venda.

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