Programa Centelha MG encerra inscrições com 523 ideias

Lançado em Setembro de 2019, o Programa Centelha MG, executado pela FAPEMIG, encerrou suas inscrições no dia 14 de Novembro. Ao todo, o Programa obteve 1.071 participantes cadastrados e 523 ideias submetidas provenientes de 94 municípios.

O Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operado pela Fundação CERTI e executado em Minas Gerais pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Os municípios com o maior número de ideias submetidas foram: Belo Horizonte (158), Montes Claros (48), Juiz de Fora (34), Viçosa (20) e Contagem (19).

As temáticas com o maior número de projetos inscritos foram: Tecnologia Social (25%), TI e Telecomunicações (10%), Biotecnologia e Genética (9%), Inteligência Artificial e Machine Learning (8%), Química e Novos Materiais (7%) e Mecânica e Mecatrônica (7%).

No que se refere ao setor de atuação das ideias submetidas, destacam-se propostas inovadoras nas seguintes áreas: Saúde e Bem-Estar (141), Social (105), Educação (92) e TI e Telecomunicações (92).

Confira essas e outras estatísticas no infográfico abaixo:

FONTE: FAPEMIG