Programa Centelha PB registra o número de 201 ideias inovadoras aprovadas na Fase 1

Com as inscrições encerradas em agosto deste ano, o Programa Centelha PB, executado pela FAPESQ/PB, divulgou a lista final de aprovados na Fase 1 do programa. Para a fase 2, foram aprovadas 201 ideias inovadoras, sendo elas provenientes de 17 municípios paraibanos. O Centelha PB contabilizou 540 ideias na fase de submissão, as mesmas submetidas por 1.480 participantes e originárias de 40 municípios.

O Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI e executada na Paraíba pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ-PB.

De acordo com os dados do Programa Centelha, a mesorregião com mais ideias aprovadas é a Mata Paraibana, contabilizando 119 ideias. Logo após, com 79 ideias provenientes de 8 municípios, o Agreste Paraibano. A mesorregião do Sertão Paraibano recebeu 3 ideias inovadoras, sendo cada uma originária de um município diferente.

Algumas temáticas obtiveram mais ideias aprovadas, são elas: Tecnologia Social (31,8%), TI e Telecomunicações (11,9%), Química e Novos Materiais (10%), Internet das Coisas (IoT) (9%), Biotecnologia e Genética (7%), Design (7%), Automação (5,5%) e Inteligência Artificial e Machine Learning (5%).  Além destas, outras temáticas foram abordadas pelos participantes, como: Big Data, Blockchain, Eletroeletrônica, Geoengenharia, Manufatura Avançada e Robótica, Mecânica e Mecatrônica, Nanotecnologia, Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Segurança, Privacidade e Dados.

FONTE: FAPESQ/PB

Confira estas e outras estatísticas abaixo: