Paraíba lança o Programa Centelha com investimento para ideias inovadoras
Objetivo é estimular a criação de empreendimentos inovadores com recursos de subvenção econômica
Aconteceu na última quinta-feira (06/06), no auditório do Sebrae, em João Pessoa, o evento de lançamento do edital do Programa Centelha Paraíba, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI e executada na Paraíba pela Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia (SEECT) e Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq). Serão investidos na Paraíba recursos na ordem de aproximadamente R$ 1,7 milhão, sendo 570 mil de contrapartida do Estado.
O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país.
O lançamento do Centelha-PB aconteceu durante a solenidade de abertura do Fórum do Confap, pelo governador do Estado da Paraíba, João Azevedo Lins Filho, com as presenças do secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, Aléssio Trindade; o secretário executivo de Ciência e Tecnologia da Paraíba, Claudio Furtado; o presidente da Fapesq, Roberto Germano Costa; e demais autoridades convidadas, entre elas representantes do MCTIC, CNPq, Capes, Finep, e instituições como Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), entre outras.
O presidente do CNPq, João Luiz Filgueiras, de Azevedo apresentou a atual situação da agência e pontuou os impactos que podem ser sentidos em ações desenvolvidas com as Fundações de Amparo à Pesquisa. Segundo o presidente, também estão sendo feitos estudos sobre alternativas de ampliação de recursos privados para a promoção de ações.
Marcelo Camargo, da Finep, defendeu a necessidade de investimentos como política de Estado. Ele destacou as ações da agência em parceria com as FAPs, sobretudo dos programas Centelha e Tecnova 2. No Fórum de João Pessoa, também foi feita a assinatura do Termo de Convênio do Programa Centelha-Paraíba entre o Governo do Estado/Fapesq com a Finep.
Representando a Capes, a coordenadora de Programas Estratégicos, Priscila Cagni, apresentou a atual situação de contingenciamento da agência e as ações feitas para minimizar impactos nos programas desenvolvidos, sobretudo com as FAPs. Ela acolheu demandas das Fundações que serão apresentadas à entidade.
As inscrições do Programa Centelha no estado da Paraíba terão início em 17 de junho e vão até 17 de julho de 2019.