Programa Startups Connected está com inscrições abertas

 Iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo conta com sete desafios liderados pelas empresas BASF, Bayer, Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo), Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Siemens Energy, Siemens Industrial e Voith.

A 5ª edição do Programa Startups Connected, que busca promover o desenvolvimento de novos negócios entre grandes empresas e startups do Brasil e da Alemanha, está com inscrições abertas de 25 de junho a 20 de julho.

Iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), o programa reúne anualmente grandes empresas que buscam por startups aderentes aos seus desafios. No certame, a startup melhor avaliada em cada desafio será selecionada para participar do programa de aceleração, no qual deverá desenvolver um projeto-piloto em conjunto com a empresa-âncora.

Ficamos muito satisfeitos com o amplo reconhecimento que conquistamos com o Programa Startups Connected. Lançamos essa iniciativa pela primeira vez em 2015, visando suprir as necessidades de nossas empresas associadas e, hoje, podemos afirmar, com certeza, que somos o parceiro estratégico das empresas-âncoras no que tange à inovação aberta. De lá para cá, engajamos cerca de 1.000 startups e continuamos motivados para aumentar ainda mais esse número”, afirma Bruno Vath Zarpellon, Diretor de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.

As startups vencedoras serão anunciadas no dia 1º de setembro e, além de poderem desenvolver um projeto-piloto com a empresa âncora, terão uma série de benefícios, como participação em workshops exclusivos, assessoria em áreas diversas, suporte para internacionalização e ajuda de custo para desenvolvimento do projeto-piloto, além da oportunidade de realizar um pitch no 8º Congresso Brasil-Alemanha de Inovação, que acontecerá no formato online nos dias 24 e 25 de setembro.

Para as startups ganhadoras, o início do processo de aceleração está previsto para setembro e terá a duração de três meses.

As empresas-âncoras deste ano, que serão responsáveis por acelerar as startups vencedoras em cada categoria com o acompanhamento da AHK São Paulo, são BASF, Bayer, Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo), Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Siemens Energy, Siemens Industrial e Voith.

Conheça os desafios:

BASF – We Care – Qualidade de Vidasoluções baseadas em tecnologias emergentes e modelos inovadores que avaliem a condição de limpeza e higienização ou sinalize a contaminação. Espera-se que esta solução seja acessível para aplicações em superfícies e segura para contato animal e humano, além de terem flexibilidade de customização, escalabilidade e custo competitivo.

Bayer – Diagnóstico Inteligente – soluções baseadas em tecnologias emergentes e modelos inovadores que acelerem o diagnóstico, otimizando o tempo e os recursos de todos os envolvidos.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – Digitalização da Jornada do Paciente – soluções baseadas em tecnologias emergentes e modelos de negócios inovadores que contribuam na digitalização e otimização da jornada de pacientes, principalmente daqueles portadores de câncer.

Siemens Energy – Gestão Inteligente de Energia – soluções baseadas em tecnologias emergentes e modelos inovadores que gerem informações valiosas a partir de dados reais de equipamentos da empresa. Trata-se de um desafio voltado à aplicação de tecnologias digitais em processos e equipamentos de geração e gestão de energia que também leve em conta aspectos cruciais para os clientes e para a Siemens, como segurança cibernética e privacidade de dados.

Siemens Industrial – Realidade Aumentada na Indústria e Infraestrutura – startups baseadas em tecnologias emergentes e modelos inovadores com soluções que aproximem o ambiente presencial ao digital e facilitem os operadores da indústria e de áreas relacionadas à infraestrutura.

Voith – Embalagens Sustentáveis Inteligentes – soluções que tragam mais tecnologia e modernidade às embalagens, garantindo confiabilidade, segurança, comodidade, juntamente aos processos de fabricação, destinação e reciclagem que permita o avanço de uma economia circular.

Para participar de um dos desafios acima, a startup deve ter sido desenvolvida no Brasil ou na Alemanha e ter uma equipe de, no mínimo, três pessoas, com mais de 18 anos. As inscrições podem ser feitas pelo site www.startupsconnected.com.br até o dia 20 de julho.

Desafio para startups residentes na Alemanha

Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo) – Brasil Sustentável – soluções inovadoras dentro de um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) indicados, desenvolvidas em um ambiente acadêmico ou científico. Espera-se que as startups tenham interesse em atuar em nível empresarial, além de estabelecer cooperação científica e Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) no Brasil.

Sobre a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo:

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) representa oficialmente a economia alemã no Brasil, atuando como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre países.

Suas atividades englobam ações como eventos, seminários e congressos sobre temas factuais e de interesse, rodadas de negócios, suporte a delegações, assim como o apoio com informações estratégicas, econômicas e institucionais. A mesma importância tem o apoio aos negócios de seus associados, assim como a ampliação estratégica de suas atividades nas áreas de Formação Profissional, Inovação, Diversidade, Mineração, Sustentabilidade, Energia e Eficiência Energética.

A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo atua há mais de 100 anos no Brasil e congrega 800 associados, entre empresas de capital ou know-how alemão instaladas no Brasil e companhias brasileiras e alemãs voltadas ao comércio exterior. Por meio da Câmara, os associados se beneficiam de uma rede de mais de 140 câmaras alemãs espalhadas por 92 países.

Compartilhe nas suas redes sociais:

Outros artigos