O Centelha Rio Grande do Sul divulgou o resultado final da Fase 1 – Ideia Inovadora, marcando um novo avanço na edição estadual da iniciativa. No estado, o programa é executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Governo do Rio Grande do Sul (SICT-RS), com a participação do SEBRAE/RS, da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp) e da Badesul Desenvolvimento, como instituições intervenientes, integrando assim, a política nacional voltada à transformação de ideias inovadoras em negócios estruturados
A divulgação encerra a primeira etapa do edital e seleciona as 200 ideias que seguem para a próxima fase do processo seletivo, voltada ao detalhamento técnico e ao planejamento dos projetos.
Edição registra recorde de inscrições no RS e forte participação regional
A terceira edição do Centelha Rio Grande do Sul atingiu números expressivos e reforçou a integração do ecossistema local na promoção do programa. Ao todo, foram recebidas 951 ideias inovadoras, com a participação de 2.523 empreendedores, distribuídos em 101 municípios gaúchos.
O volume representa um crescimento de 119,6% em relação à edição anterior, evidenciando a ampliação do alcance do Centelha no estado e o fortalecimento da cultura de inovação em diferentes regiões.
As propostas inscritas abrangeram uma diversidade de áreas temáticas, com destaque para Inteligência Artificial e Machine Learning, que concentrou 28,3% das ideias submetidas. Em seguida, Impacto Socioambiental (15,3%), Tecnologia Social (13%), TI e Telecom (7,9%) e Biotecnologia e Genética (6,5%).
Além da diversidade temática, as soluções inovadoras apresentadas também demonstram potencial de aplicação em diferentes setores da economia. Entre os segmentos mais indicados pelos proponentes estão Agronegócio (15,9%), Educação (12,1%), Comércio e Varejo (11,2%), Saúde e Bem Estar (11%) e Administração Pública (8%).
O que muda a partir da Fase 2 do Programa Centelha
Com o início da Fase 2 – Projeto de Fomento, os 200 projetos aprovados passam por uma etapa mais aprofundada de desenvolvimento. Enquanto na Fase 1 o foco está na descrição e na demonstração do potencial da ideia inovadora, na Fase 2 os participantes deverão detalhar a solução, o modelo de negócio e o planejamento do projeto, visando a aplicação dos recursos do programa.
As propostas selecionadas para a Fase 2 refletem a diversidade de áreas e setores atendidos pelo programa. Entre os principais setores de aplicação dos projetos aprovados estão Agronegócio (21,0%), Saúde e Bem Estar (12%), Educação (11%), Administração Pública (10,5%) e Farmoquímico e Farmacêutico (6%).
Do ponto de vista temático, as 200 propostas aprovadas concentram-se principalmente em Inteligência Artificial e Machine Learning (29,5%), seguidas por Impacto Socioambiental (12,5%), Tecnologia Social (10%), Biotecnologia e Genética (9%) e Internet das Coisas (IoT) (7,5%), evidenciando o alinhamento das soluções com demandas estratégicas e atuais da sociedade e do mercado.
No Rio Grande do Sul, o Programa Centelha vai oferecer aos 47 projetos finalistas, que serão contratados, até R$ 96 mil em subvenção econômica e até R$ 50 mil em bolsas do CNPq, além de um conjunto de capacitações, conexões e acompanhamento técnico, apoiando os empreendedores na execução de seus projetos e entrada no mercado produtivo.
Acompanhe as próximas etapas do Centelha RS
As orientações sobre cronograma, capacitações e próximas entregas da Fase 2 serão comunicadas diretamente aos proponentes selecionados e divulgadas nos canais oficiais do programa.
Para acompanhar os próximos passos do Programa Centelha Rio Grande do Sul e ficar por dentro das atualizações das edições estaduais, continue acompanhando o blog e as redes sociais do Centelha e da FAPERGS.
A lista completa das 200 ideias selecionadas está disponível no site do Programa Centelha Rio Grande do Sul: https://programacentelha.com.br/rs/


