Programa Centelha SE chega ao final com 23 projetos aprovados

O Centelha SE finalizou, no dia 30/12, a primeira edição do programa com 23 projetos aprovados na Fase 3. Os projetos finalistas são provenientes de 2 municípios e envolvem 93 participantes, sendo quase 70% destes homens e 30% mulheres.

O Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operado pela Fundação CERTI e, no Sergipe, o programa é executado pelo governo do estado por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE).

Após 7 meses e 3 Fases repletas de capacitações e workshops, o Programa Centelha chega ao Resultado Final com 23 projetos que serão contemplados com até R$53.333,33 mil em subvenção do Governo do Estado, por meio da FAPITEC/SE.

Entre as áreas temáticas dos projetos aprovados, destacam-se: Tecnologia Social (21,7%), Biotecnologia e Genética (17,4%), Eletroeletrônica (8,7%), Inteligência Artificial e Machine Learning (8,7%), Química e Novos Materiais (8,7%), Realidade Aumentada (8,7%), TI e Telecomunicações (8,7%). Sobre os setores de aplicação destacam-se os projetos aprovados em: Saúde e Bem Estar (8), TI e Telecomunicações (5), Educação (5), Marketing e Mídias (4), Meio Ambiente e Bioeconomia (4) e Petróleo e Gás (4). Os projetos aprovados na Fase 3 do Centelha SE são provenientes de 2 municípios sergipanos, sendo a grande maioria de Aracaju (22) e apenas 1 de São Cristóvão, ambos da Mesorregião do Leste Sergipano.

Confira essas e outras estatísticas no infográfico abaixo:

FONTE: FAPITEC/SE