5 biografias inspiradoras para empreendedores

O hábito de ler fomenta o processo criativo e organizacional de um empreendedor ou de alguém que deseja empreender. As biografias e autobiografias podem exercer um papel de inspiração, ilustrando a jornada de grandes nomes e líderes mundiais. Hoje, o Programa Centelha indica 5 biografias para inspirar empreendedores ou aqueles que desejam tirar sua ideia do papel e seguir a jornada do empreendedorismo, confira abaixo.

A Marca da Vitória – A Autobiografia do Criador da Nike, por Philip H. Knight

De um jovem em dúvida sobre seu futuro a criador de uma das marcas mais conhecidas e bem-sucedidas do mundo: a Nike. Nesta edição do best-seller do The New York Times feita especialmente para jovens empreendedores, Phil Knight conta sua trajetória, detalhando sua vida antes da criação da empresa – os anos vitoriosos como atleta na faculdade, as dúvidas sobre qual caminho profissional seguir e a viagem ao redor do mundo que fez antes de colocar a ideia em prática.
Repleto de sabedoria, verdade e humor, esta é uma história inspiradora de determinação e quebra de paradigmas sobre um jovem que queria deixar sua marca no mundo, e conseguiu!

A Marca da Vitória: A Autobiografia do Criador da Nike

A Marca da Vitória: A Autobiografia do Criador da Nike

Faça Acontecer, por Sheryl Sandberg

Este livro traz histórias, pesquisas e conselhos com o objetivo de examinar a desigualdade entre os gêneros, tanto em casa, quanto no trabalho. Faça Acontecer ajuda mulheres a pensarem em suas carreiras, aproveitando as oportunidades e mirando nos cargos de liderança. O livro também busca trazer o reconhecimento, tanto para mulheres, quanto para homens, desta desigualdade e em como podemos superá-la.

Faça Acontecer

Faça Acontecer

O Estilo Bill Gates de Gerir, por Des Dearlove

Conhecer a maneira como Bill Gates concebeu a Microsoft e a fez crescer parece ser uma boa reflexão para qualquer empresário, executivo ou administrador. Receber essa história de maneira resumida torna-se ideal. Este livro faz exatamente isto: exprime de maneira concisa a visão de Gates como executivo e administrador.

Bill Gates

Bill Gates

O Sonho Brasileiro, por Thales Guaracy

Este é o relato sem retoque de uma das mais impressionantes trajetórias do cenário empresarial brasileiro, a do comandante e empresário Rolim Adolfo Amaro. De autoria do jornalista e romancista Thales Guaracy, O sonho brasi­leiro acompanha a intimidade e a vida pro­fissional de um administrador carismático e visionário. Protagonista da história econô­mica do país, Rolim dava supremo valor ao ser humano e ao que julgava essencial a seu sucesso: sonhar.

O Sonho Brasileiro

O Sonho Brasileiro

Steve Jobs, por Walter Isaacson

O livro, baseado em mais de quarenta entrevistas com Jobs ao longo de dois anos e entrevistas com mais de cem familiares, amigos, colegas, adversários e concorrentes, narra a vida atribulada do empresário extremamente inventivo e de personalidade forte e polêmica, cuja paixão pela perfeição e cuja energia indomável revolucionaram seis grandes indústrias: a computação pessoal, o cinema de animação, a música, a telefonia celular, a computação em tablet e a edição digital. Numa época em que as sociedades de todo o mundo tentam construir uma economia da era digital, Jobs se destaca como o símbolo máximo da criatividade e da imaginação aplicada à prática.

Steve Jobs

Steve Jobs