Programa Centelha RS chega ao final com 28 projetos aprovados

O Centelha RS finalizou, no dia 06/12, a primeira edição do programa com 28 projetos aprovados na Fase 3. Os projetos finalistas são provenientes de 10 municípios e envolvem 90 participantes, sendo 64,2% destes homens e 35,7% mulheres.

Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap)  e operado pela Fundação CERTI.

No Rio Grande do Sul o programa é executado pelo governo do estado por meio da FAPERGS, vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia – SICT, em parceira com o Sebrae RS, o Badesul e a Reginp (Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação). Os parceiros estaduais foram responsáveis por realizar workshops de divulgação do Centelha RS em diversas regiões do estado e pelo acompanhamento técnico das empresas selecionadas no programa, inserindo-as nos projetos de incentivo ao empreendedorismo.

Os projetos aprovados são provenientes das seguintes áreas temáticas: Biotecnologia e Genética (28,6%), Química e Novos Materiais (17,9%), Automação (14,3%), Inteligência Artificial e Machine Learning (10,7%) e Eletroeletrônica (10,7%). Sobre os setores de aplicação destacam-se os projetos aprovados em: Agronegócio (10), Saúde e Bem Estar (10), Farmoquímico e Farmacêutico (8), TI e Telecomunicações (6), Elétrico e Eletrônico (4) e Fabricação de Alimentos e Bebidas (4).

10 municípios gaúchos tiveram ideias aprovadas na Fase 3 do Centelha RS, sendo a maioria da região Metropolitana de Porto Alegre (15), seguida da região Sudeste Rio-Grandense (8). O programa conseguiu abranger 6 das 7 Mesorregiões do Estado: Centro Ocidental Rio-Grandense; Centro Oriental Rio-Grandense; Metropolitana de Porto Alegre; Sudeste Rio-Grandense; Noroeste Rio-Grandense e Sudoeste Rio-Grandense.

Confira essas e outras estatísticas no infográfico abaixo:

FONTE: FAPERGS