Programa Centelha BA encerra inscrições com 932 ideias inovadoras submetidas

Os 2047 participantes inscritos no Programa Centelha BA submeteram 932 propostas de negócios, distribuídas por 86 municípios, que buscam trazer ideias inovadoras para promover o avanço econômico e social do estado.

Os números comprovam o êxito da estratégia do Governo do Estado em democratizar o acesso à ciência, tecnologia e inovação. O programa promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb). A iniciativa vai destinar, inicialmente, R$ 1.620.000,00 para que empreendedores possam desenvolver seus projetos.

As áreas de tecnologia social, TI e Telecom, além de internet das coisas, lideraram entre as temáticas de propostas submetidas. A lista com as 200 ideias aprovadas para a próxima fase será divulgada até o dia 13 de setembro de 2019, quando os participantes deverão elaborar um projeto de empreendimento, detalhando o plano de negócio executivo com o objetivo de demonstrar as chances da ideia gerar um bom negócio.

Posteriormente, 100 propostas serão selecionadas para apresentarem uma estrutura de fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução. Ao longo de todas as etapas os concorrentes contarão com capacitações para auxiliar o empreendedor a aprimorar sua ideia e desenvolver seu negócio. Até o fim do programa, os projetos selecionados serão contemplados, cada um com R$ 60 mil em subvenção econômica, além de outros benefícios oferecidos por parceiros do Centelha.

Para o diretor geral da Fapesb, Márcio Costa, o resultado representa mais uma iniciativa de sucesso que traz o fomento ao empreendedorismo inovador como uma alternativa para o desenvolvimento do estado, gerando renda e empregos. “A Bahia é destaque nacional no setor de inovação. Isso demonstra que o povo baiano está cada dia mais em busca de incentivos para esta área e, nós da Fapesb, estamos à disposição para investir ainda mais na criatividade da população”, afirmou.

FONTE: FAPESB

Confira as estatísticas completas no infográfico abaixo.